terça-feira, 31 de maio de 2011

"Ciclos e Progressão continuada"


A) Quando o Prof. Dr. João nos aponta que ciclos e progressão continuada é uma discussão antiga na educação brasileira, referindo-se que foi um processo necessário para a universalização do ensino, dando oportunidades a todos de ter acesso a escolarização.

Aponta os anos de 1960/1980, vemos que nossa caminhada já conta 50 anos.

O professor ainda cita:

- A busca de uma educação de qualidade.

-Educar é um ato complexo.

- É um impossível ter um rendimento de 100% no ensino com classes de 45/ 47 alunos em sala de aula.

- O ideal para o ensino de qualidade seria classes com 25 alunos, nos ciclos de alfabetização.

Em nossa observação o professor foi simplista em suas observações, apontando uma realidade que se arrasta há 50 anos e o sistema educacional não mudou para melhor.

B) O prof. Dr. José Luiz trouxe questionamentos mais pertinentes aos nossos anseios e indagações como futuros educadores, nos remetendo a varias reflexões:

- A falta de estrutura para o desenvolvimento com qualidade dos ciclos e progressão continuada.

- Capacitação continuada dos professores.

- Analise periódica da qualidade de ensino público.

- Observar dados da realidade dos alunos da escola (aprender com a cultura da comunidade).

- Organização da escola:

- Professores alfabetizadores (especialistas)

- Alfabetização (classes de 25 alunos)

- Bons materiais pedagógicos.

- Valorização dos professores

- Salários dignos

- Plano de carreira

Fez uma observação e análise, onde apontou que nessa proposta de trazer para dentro da escola pública todos que estavam fora, e faltou a observação de como seria e processo, se todos ficassem dentro da escola.

Nossa observação: Os ciclos e progressão continuada não estão num tempo e espaço da escola, mas fazem parte de uma escola que deve estar inserida no tempo e espaço de uma sociedade econômica, política, social, inclusiva, participativa e critica.

E que deve respeito a diversidade que consiste em perceber, reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas. E o aspecto emancipatório que é levar crianças e adolescentes a situações estimulantes de sonhos, independência, autonomia e liberdade.

Dentro de todo esse processo envolver a família, e a comunidade como parceira de todas as ações.

Observações do grupo:Luciana, Shirley, Conceição e Ana Paula -Turma 2011 -Pedagogia 6 -ead- polo Bertioga/ SP - Sobre a tele-aula do dia 25/05/2011

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