terça-feira, 3 de maio de 2011

Diversidade na escola

A educação é a principal preocupação dos países em relação ao seu povo: não só transmite conhecimento, acima de tudo, prepara os indivíduos para a cidadania, que se constitui como um dos seus principais direitos..Cabe aos profissionais da área de educação, criar práticas pedagógicas , estimulando a conscientização dos educandos, quanto ao seu papel na sociedade, e para que isso aconteça, é primordial que conheçam seus direitos e deveres.
O homem nasce livre, mas aos poucos, convivendo na sociedade, percebe que a liberdade é um exercício diário de tolerância, auto-conhecimento e muita boa vontade, e que, vencer o preconce ito que vive embutido nas várias classes da sociedade, é o maior desafio daquele que quer ser livre.
O ser humano tem o direito de pensar , agir, exprimir-se, e a escola q é voltada a diversidade humana, garante parte desse direitos adquiridos, criando um ambiente saudável e situações, onde força a compreensão entre os indivíduos.
Para falar de diversidade humana, obrigatoriamente, temos que estar envolvidos com sentimentos antigos, mas sempre presentes, como egoísmo, racismo e preconceito, relacionados à falta de compreensão e companheirismo.
A escola que seja aberta ao diálogo e ao debate, reduz sensivelmente problemas em sala de aula, e mesmo fora dos espaço escolar.
Um dos temas mais importantes e nocivos da atualidade, chama-se bulling, termo inglês, que caracteriza-se pela intimidação, atormentação, e escárnio no ambiente escolar.Nocivo, porque po de acarretar grandes problemas, inclusive psicológicos para uma vida inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário